Como se Inscrever no Prouni 2016

Atualizado em: setembro 13, 2015

13/09/2015

Como se Inscrever no Prouni 2016: Considerado o maior programa de bolsas de estudos da história da educação brasileira, o Programa Universidade para Todos (ProUni) já beneficiou, nesses mais de 10 anos de história, mais de um milhão de estudantes com bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades particulares. Mas mesmo com toda essa adesão e sucesso, parcela significativa dos estudantes ainda tem dúvidas sobre o processo de inscrição e adesão ao programa.

Primeiramente, o estudante precisa saber se preenche, ou não, os critérios estabelecidos para participação no Prouni 2016. Além de ser egresso do ensino médio da rede pública ou bolsista integral em instituições da rede particular, ele também deve possuir renda per capita máxima de até três salários mínimos. Como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o critério de seleção utilizado pelo Programa, o candidato também precisa ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Exame e não ter zerado a redação. Com exceção dos professores de rede pública de educação básica, participantes com algum diploma de ensino superior estão fora do processo.

Inscrições do Prouni 2016

Como se Inscrever no Prouni 2016

Como se Inscrever no Prouni 2016

As inscrições do Prouni 2016 são feitas, exclusivamente, pela Internet, através do site http://siteprouni.mec.gov.br. Para iniciar a inscrição, o estudante precisa fornecer seu CPF, número de inscrição no último Enem, juntamente à senha cadastrada neste processo seletivo.

Logo após o login, o candidato deverá preencher um questionário com cinco perguntas obrigatórias. Neste formulário, o participante responderá sobre sua raça e cor, se é ou não portador de deficiência física, em que tipo de escola cursou o ensino médio, se é professor da rede pública de ensino e integra o quadro pessoal permanente ou se possui matrícula ativa ou trancada em alguma instituição de ensino superior pretendida no Prouni 2016. Após indicar as respostas, ele deverá declarar se é brasileiro nato ou naturalizado, além de informar se concluiu algum curso superior até o momento.

Em seguida, é a hora de indicar as informações do Grupo Familiar. Após preencher sua renda bruta mensal, o candidato deverá adicionar os dados pessoais e financeiros de cada membro da família, como grau de parentesco, nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal. Depois de respondido, basta clicar em Adicionar e partir para o próximo membro. Após inserir todos os componentes, é só clicar em Salvar e Prosseguir.

Depois de conferir as informações do candidato, chegou a hora de escolher a primeira opção de curso. A pesquisa pode ser feita pelo nome da instituição, município ou curso. Ao indicar qualquer uma dessas três opções, são informadas, automaticamente, as graduações que possuem relação com a pesquisa, disponibilidade e perfil socioeconômico do estudante. O grau, turno, valor da mensalidade e quantidade de vagas para cotas no Prouni 2016, ampla concorrência e adicional também são exibidos. Ao clicar no curso de interesse, o candidato precisa informar se já é aluno da instituição e definir sua modalidade de concorrência. Após confirmação dos dados, basta seguir esses passos novamente e escolher a segunda opção de curso e pronto, está finalizada a sua inscrição.

Curta e compartilhe o Prouni 2016 no Facebook!

bruna cristina Janeiro 22, 2016 às 13:08

inscriçao

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: