Cronograma Prouni 2016

Atualizado em: outubro 7, 2015

07/10/2015

Cronograma Prouni 2016: Estudar em renomadas instituições privadas de ensino superior e não ter que pagar mensalidades é o grande sonho de muitos estudantes brasileiros, sonho este que hoje é possível através do beneficio oferecido pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). O Programa que é uma iniciativa do Governo Federal gerenciado pelo Ministério da Educação concede através de processos seletivos, bolsas de estudos que podem custear até 100% do valor das mensalidades de cursos de graduação de nível superior.

Para concorrer as bolsas de estudos que serão oferecidas no Prouni 2016 o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública de ensino. Os candidatos que cursaram o ensino médio em escola particular poderão concorrer a uma bolsa do Prouni caso tenham utilizado bolsas de estudos integral custeada pela própria escola onde estudaram. O Programa é destinado a pessoas de baixa renda, por este motivo a renda familiar per capta do de ver se até três salários mínimos. Porém, a principal exigência para concorrer a uma bolsas de estudos do Prouni 2016 é a participação no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos devem ter participado da ultima edição do Exame e ter atingindo uma media mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos e ter conseguido nota maior que zero na prova de redação. Professores efetivos da rede pública de ensino que desejam concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni 2016 não necessitam comprovar renda familiar, desde que o curso que pretendam cursar seja voltado para áreas de formação.

Conheça o Cronograma do Prouni 2016

Cronograma Prouni 2016

Cronograma Prouni 2016

O possível cronograma com as datas oficiais dos eventos que envolvem o Prouni 2016 será em breve divulgado. Ao tomar conhecimento da abertura do período de inscrições, os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/, onde os candidatos devem fornecer o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e também o número de inscrição e a senha do Enem 2015, comprovando a participação no Exame. É no ato da inscrição que os candidatos devem informar em ordem de preferência até duas opções de curso de nível superior que desejam concorrer a uma bolsa de estudos oferecida pelo Programa.

Outra data importante no cronograma do Prouni 2016 é a divulgação dos nomes dos candidatos contemplados com uma bolsa de estudos do Programa. Devem ser observadas também as datas de comparecimento nas instituições de ensino superior para efetivar a matricula no curso escolhido. Os candidatos não contemplados nas chamadas regulares, tem a opção de manifestar interesse em participar de uma lista de espera criada para o preenchimento de vagas remanescentes. O prazo para manifestar o interesse em participar da lista será divulgado no cronograma do Prouni 2016.

É importante que os candidatos confiram o prazo final para comparecer na instituição de ensino superior e efetivar a matrícula no curso, vale lembrar que o não comparecimento dentro do prazo estabelecido acarretará na perda da bolsa de estudos.

Acompanhe mais notícias sobre o Prouni 2016 no Facebook.

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: