Inscrições para o Prouni 2016

Atualizado em: outubro 1, 2015

01/10/2015

As inscrições para o Prouni 2016 terão início no mês de janeiro. O Programa Universidade para Todos – Prouni tem por objetivo conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas de ensino. Para se inscrever no Prouni 2016 o estudante não poderá ter diploma superior e deverá ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente à edição 2015.

A inscrição para o Prouni 2016 é feita exclusivamente via internet através do endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br. Os requisitos para obter o benefício são: ser concluinte do ensino médio em escola pública, ou concluinte em escolas privadas na condição de bolsista integral, caso contrário não será possível a inscrição. O Prouni também abre as portas para professores em instituições públicas de ensino no efetivo exercício de magistério da educação básica e integrante do quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Como se inscrever no Prouni 2016

Inscrições para o Prouni 2016

Inscrições para o Prouni 2016

As inscrições do Prouni 2016 terão início a partir da segunda quinzena de janeiro. Tradicionalmente, o processo seletivo inicia-se logo após o término das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As datas especificas serão divulgadas a partir do cronograma do Prouni 2016 que será publicado no edital em dezembro. Para se inscrever deve ser informado obrigatoriamente o número de inscrição do Enem e senha. Os estudantes que não lembrarem a senha devem clicar na opção “esqueci minha senha”. Após estas informações o programa exige que o participante mantenha seu e-mail válido e ativo para que o MEC (Ministério da Educação) possa receber informações e mensagens relacionadas as inscrições do candidato e em caso de alterações.

O participante poderá concorrer a 2 opções de curso em ordem de preferência. Juntamente com as opções de curso o candidato terá que informar turno, tipo de bolsa, renda familiar bruta mensal, local de oferta e opção de instituição. As opções de bolsas como já dito são integrais e parciais. As exigências para bolsa integral são renda familiar bruta, por pessoa, de até 1,5 salários mínimos e para a bolsa parcial de até 3 salários mínimos por pessoa.

O resultado do Prouni 2016 será divulgado através de duas chamadas sucessivas. Quem não for selecionado poderá se inscrever na lista de espera. Para manifestar interesse o estudante deverá comparecer na instituição de Ensino Superior (IES) com os documentos em mãos. Esta lista é utilizada pelas instituições com o objetivo de preencher as vagas restantes. Uma vez selecionados, os candidatos deverão comparecer na data correta com documentos de identidade RG e dos membros do grupo familiar, comprovante de residência, comprovante de rendimentos, comprovante de separação, divorcio ou obtido dos pais caso seja, comprovante de pagamento de pensão alimentar, certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de professor da educação básica e o laudo de deficiência, quando for o caso.

Após o encerramento do processo seletivo do Prouni 2016 em janeiro haverá um novo período de inscrições no segundo semestre com início previsto para o mês de julho.

Fique por dentro de novas informações do Prouni 2016 através do Facebook, basta curtir e compartilhar. Boa sorte!

Alicia Caroline Nascimento Alves de Lira outubro 15, 2015 às 12:25

Inscrições 2016?

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: