Inscrições ProUni 2016 começam em Janeiro

Atualizado em: outubro 23, 2015

23/10/2015

Em janeiro começam as inscrições do Programa Universidade para Todos – Prouni 2016. Os participantes do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) devem ficar atentos, principalmente aqueles que têm o objetivo de ingressar no ensino superior, isto porque o MEC Ministério da Educação anunciará em breve o período de inscrições para participar do Prouni 2016, o programa criado com a finalidade de conceder bolsas de estudos para pessoas de baixa renda que tem o sonho de estudar em instituições privadas de ensino superior, porém devido as condições socioeconômicas não podem pagar o valor das mensalidades dos cursos.

Desde 2005 O Programa Universidade para Todos já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes,sendo uma das iniciativas encontradas pelo Governo Federal para democratizar o acesso ao ensino superior no país, que através de processo seletivo concede bolsas de estudos que podem custear até 100% do valor das mensalidades de cursos de graduação superior nas melhores instituições de ensino. As bolsas de estudos oferecidas são de duas modalidades, integrais que cobrem todo o valor das mensalidades e parciais que custeiam a metade do valor das mensalidades dos cursos dos candidatos contemplados com o beneficio.

Inscrições ProUni 2016 começam em Janeiro

Inscrição no Prouni 2016: Requisitos

As inscrições para participar do processo seletivo do ProUni 2016 podem ser realizadas apenas no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/, ao acessar o site o candidato deve ter realizar um cadastro informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento, com estas informações o sistema verifica automaticamente se este cumpriu a principal exigência que e a de ter participado do Enem 2015 e atingido uma pontuação mínima de 450 nas provas de conhecimentos e não ter tirado nota zero na prova de redação . Alem de participar do Teste de Conhecimentos do MEC os interessados devem atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública de ensino;
  • ter cursado o ensino médio em escolas particulares, porém na condição de bolsista integral do educandário que freqüentou;
  • ser professor efetivo da rede pública que queira utilizar a bolsa ProUni para custear cursos da área do magistério.

Clique aqui para se inscrever no Prouni 2016.

Mudanças no Prouni 2016

As mudanças no formato do Prouni começaram a valer na última edição do Programa e afetam diretamente quem utiliza seus benefícios simultaneamente com os benefícios do oferecidos pelo Fies (Programa de Financiamento Estudantil), ou seja, foram direcionadas apenas a quem já faz uso de bolsa de estudos. Ficou estabelecido que não é mais permitido o uso dos beneficios do ProUni e Fies conjuntamente, isto no caso da bolsa integral ProUni custeando um curso e financiamento do Fies custeando outro em diferentes instituições de ensino superior.

O que não muda é que a bolsa de estudos parcial do ProUni ainda pode ser usada junto com o Fies, desde que o financiamento estudantil seja para complementar o valor da bolsa de estudos em um mesmo curso e mesma instituição de ensino.

Saiba mais acessando Prouni 2016 no Facebook, curta e compartilhe.

dayenne alves da Silva costa Janeiro 25, 2016 às 16:58

Sou negra e preciso de uma bolsa de estudo e não tenho renda mensal

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: