Inscrições ProUni 2016

Atualizado em: dezembro 12, 2015

11/12/2015

Inscrições ProUni 2016: Estamos a um mês do início de mais um processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni). Em breve, o Ministério da Educação (MEC) irá divulgar o edital da próxima edição do programa, com detalhes de todas as regras e com o cronograma oficial, incluindo as datas do período de inscrição, de divulgação dos resultados, de matrícula e do prazo para participar da lista de espera.

Gerenciado pelo MEC, o ProUni 2016 foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Por meio do programa, estudantes podem concorrer a bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Quem pode concorrer às bolsas de estudo pelas Inscrições ProUni 2016?

Inscrições do Prouni 2016 começam em Janeiro

Para concorrer às bolsas de estudo, o estudante precisa ser brasileiro e não pode possuir diploma de curso superior, além de atender a pelo menos um dos seguintes requisitos do ProUni 2016:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola particular, desde que na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular, na condição de bolsista integral da própria escola particular;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor de magistério em escola da rede pública, em pleno exercício do cargo, com objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura.

A renda do ProUni 2016 varia de acordo com a bolsa escolhida pelo candidato. Para bolsas parciais, a renda bruta familiar mensal não pode ser maior do que três salários mínimos por pessoa. Por sua vez, em caso de bolsas integrais, o rendimento máximo muda para um salário mínimo e meio. Apenas professores de magistério não precisam comprovar renda para concorrer às bolsas.

Os estudantes interessados em participar do processo de seleção precisa de mais de 450 pontos na média do Enem 2015, com nota maior do que zero na redação.

Logo após ser divulgado o resultado do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio), no início de janeiro, será aberto o período de inscrição do ProUni 2016. A única maneira de se inscrever é via internet, por meio do portal http://siteprouni.mec.gov.br/. No acesso ao site, é necessário informar o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha do Enem 2015 que, caso necessário, pode ser recuperada na própria página.

Cada candidato pode se inscrever em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Em cada um deles, é preciso indicar o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de concorrência. Além da ampla concorrência, o ProUni 2016 reserva bolsas a candidatos com deficiência e aos que se autodeclaram pretos, pardos ou índios. Para estes, o percentual de reserva é igual ao levantamento do último censo do IBGE no Estado em que a faculdade é alocada.

Para mais informações, curta e compartilhe o Prouni 2016 no Facebook!

Thalles dezembro 11, 2015 às 13:05

Olá, gostaria de saber se eu posso usar a nota de 2014 para o ProUni do ano que vem ?

Responder

marcos Janeiro 11, 2016 às 14:14

quero enformaçoes como me escrever no prouni, por favor nos ajude….

Responder

NERIVAN Janeiro 22, 2016 às 12:09

OLA, GOSTARIA DE SABER SE HA ALGUM PROBLEMA COM QUEM NÃO FEZ O ENEM ANO PASSADO(2015)?

Responder

Tábita Maciel Amorim Janeiro 22, 2016 às 14:42

Boa tarde, meu esposo fez o Enem 2015 e está tentando se inscrever no ProUni e seu cadastro aparece com pendência de documento. Ele acedita que seja devido ao erro no seu RG no dia da prova, que ele mesmo pecebeu estar errada e avisou a fiscal. A mesma o deixou fazer a prova ,mas ele ainda continua com problemas para entrar. Por favor, nos ajudem. Grata.

Responder

Vanilda Gonçalves Mendes Janeiro 22, 2016 às 23:22

Olá sei que já estou com a idade um pouco avançada,mas acho que nunca é tarde para correr atrás dos sonhos e gostaria muito de ter uma oportunidade de estudar mesmo já sendo um pouco tarde, se isso acontecer vou me sentir realizada.

Responder

BARBARA PRYSCILLA Fevereiro 29, 2016 às 20:35

NAO CONSIGO ME ESCREVER ,QUERO SABER SE JA ENCERROU AS INSCRIÇOES.

Responder

jelsimara dos Santos junho 8, 2016 às 15:17

Não consigo fazer a inscrição

Responder

Rita da Silva Conceição junho 10, 2016 às 22:26

tentando mim escrever e não consigo

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: